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Construa seu própio soldador de ponto

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Construa seu própio soldador de ponto

Mensagem  CaseModRJ em 10.05.10 22:43

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Soldadores de ponto são utilizados na fabricação de automóveis, os casos de PC, fontes de alimentação, fornos de microondas, caixas de junção elétrica, gaiolas de Faraday, e diversos eletrônicos.
Um soldador local é usado porque ele produz um ponto de alta definição de solda de contato.
Os materiais são soldados sem aquecimento excessivo, peças de trabalho são tão facilmente manipulados.
A solda também é altamente controlada e reproduzível
Neste how-to nós cobriremos os princípios de um soldador local, e, em seguida, mostrar-lhe como construir um com um transformador de forno de microondas.

Um soldador de ponto tem pelo menos três funções.
Transferência de energia elétrica para o material ao mesmo tempo, segurá-lo juntos, o que também controla a resistência.
Quanto maior a força pitada a menos resistência do que resulta na diminuição de aquecimento resistivos
Os eletrodos também dissipam o calor do material, enquanto que nos ciclos de fora, ajudando a esfriar e temperar a solda.
A solda a ponto resistiva é comumente referida como uma "pepita
Soldadores de ponto geralmente são limitados a materiais ferrosos, que limita um pouco sua gama de aplicação.
A maioria produz uma solda com baixa tensão e alta corrente
O soldador neste Tutorial opera a partir de um derivado de 3vac.
O principal é 120VAC tensão da linha que deve ser tratado com respeito.
A baixa tensão secundária faz com que o soldador seja muito seguro, por isso o perigo de choque elétrico do eletrodo é praticamente inexistente.
Há, porém, o risco de se queimar, devido às altas temperaturas como acontece com qualquer soldador.

Este soldador especial não se destina a solda de um painel de corpo em seu Jeep 1966, mas não vai funcionar bem em um material mais pesado do metal de folha 20gauge.
O uso pretendido é para pequenos projetos, pois não é capaz de uma operação contínua.
Possíveis usos são: material de soldagem eletrodo para células de eletrólise .
Trabalhando com a multa componentes de um tubo de vácuo .
Construir uma estrutura de peso leve para uma pequena plataforma robótica.
A maioria de nós tem bastante peças, que facilita a construir um soldador de ponto.
Se você tem um transformador de forno de microondas (MOT) , então você está quase lá.
Em uma nota relacionada, havíamos percorrido um forno de microondas soldador arco.

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Também precisava de um espesso fio de cobre.
Foram utilizados cerca de quatro metros de fio 4AWG para construir o soldador local da foto.
Outros materiais incluídos sucata 2 x 6, 2 × 2, dois talões de cobre tipo parafuso, dois terminais de cabos de cobre de soldadura, soldador MIG duas pontas, dois de 4 "x 3 / 4" cintas canto zinco chapeado, drywall parafusos, arruelas e três.

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Na foto acima é um MOT (Transformador de Microondas.)
A primeira coisa que tinha a fazer era retirar as bobinas secundárias.
Ou seja, o enrolamento de alta tensão e baixa tensão do enrolamento.
Nós usamos uma rebarbadora com corte roda enquanto tomando cuidado para não cortar o enrolamento primário.

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Cortamos o secundário flush com o MOT núcleo laminado
Ambos os lados da MOT deve ser cortado.
Inspecionar o MOT para sinais de que o laminado foi soldada.
Descobrimos que MOTs soldados podem lidar com um abuso de pouco mais de suas peças fechadas.
Se possível, tente manter o isolamento do núcleo intacto, onde o secundário será ferido.
O isolamento torna um pouco mais fácil de embrulhar o calibre pesado do secundário.

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Após a remoção do secundário que tinha algo que se assemelha a foto acima.
Se o material shunt magnético cair certifique-se de substituí-lo como era antes.
A derivação mantém o núcleo de transferindo força demais para o secundário.
Um reator magnético se você quiser.
A derivação age para controlar a saturação do núcleo.
Um projeto de força bruta como este depende de uma derivação para a operação adequada.

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Rebobinar um MOT com 4AWG não é nenhum passeio no parque.
Caso você tenha danificado os isoladores, sugerimos que envolva uma camada de fita isolante em seu lugar.
Isso ajudará a evitar danos ao isolamento no fio, uma vez que é puxado através do núcleo.
Nossa experiência é que é muito enrolamentos 3-4.
Afinal, este soldador local depende da resistência de alta corrente e marginal.
Não é alta tensão.

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Tomamos o cuidado para garantir que o secundário da bobina foi envolvido em um helicoidal formar e completar o secundário.

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Montamos a MOT em 2 × 2 para a base 2 × 6.
Este em particular foi construido utilizando 12 "2 × 6 com dois 7" 2 × 2.
Estas dimensões podem ou não funcionar, dependendo do tamanho físico do seu MOT. A única parte crítica aqui é manter o comprimento do fio o mais curto possível.

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Após o maxilar inferior for montado, também acompanha os cantos chaves.
Apurou-se que uma peça de reposição de 2 × 2 como uma correção funcionou bem para alinhar o maxilar inferior e superior
Após a mandíbula superior ser alinhada acompanha-lo com chaves de parafusos
Isso formou a parte articulada da mandíbula.

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A imagem acima mostra a ponta do soldador MIG e do tipo de parafuso do talão de cobre.
Esta é uma melhoria a partir de um modelo anterior que tinha construído.
Inicialmente, foram utilizados tubos de cobre com um furo e um pedaço de fio de aterramento 6AWG servindo como eléctrodos de soldadura.
O fio de aterramento foi mantido no lugar por um parafuso que enfiou dentro do tubo de cobre perpendicular ao eletrodo
Este novo método é muito mais prático.

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Aqui estão os dois eletrodos pronto para ser fixado na mandíbula inferior e superior. Nós verificamos novamente os eletrodos MIG para se certificar de que estavam apertados
Uma conexão frouxa terá o calor da pepita de solda .

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Uniformemente alinhando os eletrodos de solda, tivemos o cuidado de manter o maxilar superior, na posição natural, onde foi montado.
Isso mantém uma área de contato plana para os eletrodos de solda
Depois tivemos a certeza de que os eletrodos foram alinhados, as mandíbulas foram marcadas
Em seguida, um furo pequeno.
Desde que montamos com o grão de 2 × 2 furos ajudou a proteger a separação de 2 × 2.

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Com os eletrodos montados, confira se cortou o fio de comprimento adequado.
Nós usamos a quantidade exata que precisamos.
Sempre cortar a mais do que precisamos.
Esta regra deve aplicar-se a toda a fiação elétrica
Afinal, é muito mais fácil para cortar o excesso do que embrulhar um novo secundário.

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Nós dobramos os fios para as posições aproximadas em que eles estavam a ser montados e descascou o fio em preparação para a soldagem do tipo cápsula lugs.
É uma boa idéia para tirar mais do que é necessário aqui também.
Basta cortar o excesso depois do dimensionamento até a profundidade lugs.
Nunca dobre o isolamento com a lug.
Isto irá criar uma área de problema potencial devido à perda de condução.

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Usando um bom isolamento não crimp ferramenta para prender o fio.
Nós inspecionamos o friso e deu-lhe o teste de cabo.
Simplesmente puxe o fio se estiver solto ele vai puxar para fora.
Trata-se de não retirar, em seguida, uma cápsula adequada para corrente de alta tem foi feita.


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Os fios foram unidos frisados para os eletrodos de solda com parafusos.
Tomamos o cuidado para não apertar os parafusos.
Se um parafuso do drywall tinha retirados da madeira, que teria de usar um parafuso maior de madeira em seu lugar.
Depois que os dois eletrodos de solda foram fixados na mandíbula, e alinhados com os eletrodos.
Usando um alicate dobre os eletrodos de modo que eles entraram em contato entre si uniformemente.
Os eletrodos devem ser bastante estreitos, uma vez que já estavam alinhadas antes da perfuração.

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Abrimos a boca e com fio primário para um fio elétrico e, em seguida, testou o secundário.
Se as viagens do disjuntor, verifique o seguinte:

O secundário é curto (as maxilas estão fechadas)
As derivações magnéticas estão faltando ou não devidamente reinstalados
Fiação defeituosa linha primária primária ou em curto
Também muita carga no circuito de ensaio ou inferior breaker
Observamos práticas corretas de fiação elétrica.
Destaca-se também que este é um soldador e deve ter um circuito dedicado como qualquer outro soldador teria.

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Com a força fisicamente desligada verificou-se a soldagem do eletrodo alinhado com o material que pretende trabalhar.
Antes de ligar a força, realizar uma solda inicial, observamos algumas orientações de segurança.
Este é um soldador e irá produzir temperaturas muito altas.
Mantenha os dedos longe dos eletrodos de solda.
Permitir que o material esfrie antes de manusear.
Sempre use óculos de proteção
Você pode estar interessado em ler sobre os parâmetros do soldador local .
Há também o problema de materiais combustíveis ...

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Este Compaq usando alumínio muito fino para suportar a tela e ligar as dobradiças.
O metal quebrou e destruiu a maior parte da baixa de plástico.
Fomos capazes de fazer novos suportes de chapas de aço inoxidável 22AWG.
Todas as soldas foram feitas com o soldador local com um controlador de força especial.

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Desculpem, a tradução, mais foi o mais próximo que pude chegar para poder passar esse tutorial para vocês.

Fonte: Hackaday
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