Case Mod RJ
Olá Convidado, Seja Bem-Vindo(a) ao nosso Forum.

O Nosso Forum possui 15 Categorias.
Ela está Online há 3476 dias.
E conta com 318 Tópicos e 404 Mensagens.

Obs: Se você ainda não for cadastrado por favor, cadastre-se, é grátis assim você poderá ler todos os tópicos e ter acesso aos links.
E por favor colaborem, postem, perguntem, criem e divirtam-se.
Contribuindo vocês me ajundam a manter o forum, pois sempre estarei postando novidades e projetos sobre casemod e eletronica.

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Parceiros
Seja Parceiro, apenas aqui e entre em contato

Seja Parceiro, apenas aqui e entre em contato

Calculadora de Led’s
Calculadora de led multo util, para você fazer seu projeto.
Calculadora LM317
Calculadora do LM 317 muito util, para você fazer seu projeto.
Calculadora Resistor
Calculadora de resistores multo util, para você fazer seu projeto.

Controle remoto infravermelho 10 canais de hardware

Ir em baixo

Controle remoto infravermelho 10 canais de hardware

Mensagem  CaseModRJ em 08.05.10 10:35

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Olhando para os circuitos interessantes para usar no meu Mod eu encontrei este receptor IR [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] com ele que nós podemos controlar até 10 canais, muito útil para controlar luzes, ventiladores, etc do seu computador a uma distância de 12 metros.

Introdução

O receptor IR é compatível com muitos controles remotos de qualquer TV, vídeo, DVD, etc, apenas tem que alterar o código PIC para se adaptarem a cada comando. Se, no entanto, não queremos tiing programação com qualquer controle remoto universal irá trabalhar com o programa previsto.

A vantagem do receptor infravermelho é que salvar a construção do emitente, devido ao grande apoio que você tem. Também é um circuito muito complicado, usando PCI16F84 microcontrolador programável é bastante simplificado.

O uso saídas usa um transistor coletor aberto pode ser utilizada para lidar com um dispositivo de potência muito baixa para 12 volts ou um relé diretamente. Cada uma das saídas pode ser configurado para funcionar com, ou sem bloqueio, ligando resistores 1K8 para +5 V ou massa (T e M pontos no diagrama).

Esquema

O esquema pode ser dividido em quatro partes:

- Parte de entrada (sensor infravermelho)

- Parte de controle (PIC)

- Parte dos transistores de saída (e componentes associados)

- Party Supply (7805 e componentes associados)

Operação

O IC2 é um receptor infravermelho que amplifica, filtra e demodula o código enviado pelo remetente. Você pode usar qualquer tipo de modelo TSOP1736, SFH506-36 ou compatíveis. O receptor recebe o sinal modulado aproximadamente 36-38 Khz.

Para programar o PIC é a utilização do sinal de código RC5 da Philips, que é composto de 14 bits de informação, o endereço bits 5 e 6 bits de comando. Primeiros dois bits são transmitidos de partida, seguido pelo bit trava. Este pedaço de intertravamento muda cada vez que você pressiona o botão de comando mesmo. Se o botão do controle remoto for pressionado, a transmissão é repetida em intervalos de 113,778 ms eo bit bloqueio permanece alto ou baixo.

Graças ao receptor de bloqueio pouco distingue entre pressionar o botão várias vezes ou segure.

Os bits do endereço são para selecionar o tipo de equipamento a utilizar. Por exemplo, o endereço 0 (00,000) é para a TV. Endereço 1 (00.001) é para TV2. Os dois endereços que são utilizados em nosso receptor de satélite são 1 e 2 nas direções oito (01 000) e 10 (01.010).

Os últimos seis bits de comando são os que indicam o pressionamento de teclas. Neste caso, use o botão 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 são codificados em binário de 0 (000,000) a 9 (001 001). Estes códigos são transmitidos em formato bifásico, onde baixo é uma mudança de alto nível para baixo, enquanto ALTO é um nível baixo se torna alto.

No circuito o microcontrolador PIC decodifica o sinal desmodulado para IC2. Graças à PIC e com alguma habilidade pode ser reprogramado para satisfazer qualquer necessidade de usar o comando. Os controlos PIC entrada PIN2 para verificar a existência de um sinal de controle remoto. Quando ele recebe um sinal do controle remoto do PIC detecta o bit de início e depois verificar o sinal em intervalos regulares para verificar a seqüência de código.

O tempo é controlado através do cristal de quartzo que proporciona 4MHz, os sinais obtidos dividindo-se este intervalo de 1.8ms, o que é o espaço entre cada bit na seqüência recebida. O resultado da decodificação é mostrado em um pino do PIC e é usado para transformar o LED11, que é uma indicação de que o receptor recebe um sinal.

Você pode forçar o PIC para monitorar o status de controle remoto, ligando o pino 1-5 volts (TP2) através de uma resistência de 220 ohms. Isto irá colocar os 17 pinos e 18 em posição de fornecer um sinal de rastreamento e parar e iniciar nível para o respectivo código. Este traço mostra quando o nível do código é monitorado para cada um dos 14 bits do código. Quando neste modo, as saídas 0 e 1 não funcionar normalmente. operação normal pode ser restaurada por desligar o circuito por alguns segundos, eliminando a resistência de 220 ohms de TP2 e ligar o circuito.

A ponte LK1 para selecionar dois tipos de códigos. Sem essa ponte vai trabalhar com o código 424, e se nós trabalhamos com o código 425. Isto nos permite trabalhar com dois receptores de um único controle remoto universal e ser administrada até 20 canais para as saídas. Necessita de um controle remoto com capacidade para selecionar múltiplos dispositivos (SAT, VCR ou TV). Para trabalhar em conjunto, os dois receptores teria que ignorar a ponte LK1 em um e outro não. Isso só vai ter que pressionar a tecla SAT (código 424) para lidar com 10 canais de um receptor ou pressionar a tecla VCR (código 425) para controlar os outros 10 canais. Para trabalhar é necessário para programar o controle remoto no código SAT é 424 eo botão VCR 425.

Montagem

Lista dos componentes principais:

- IC1: PIC16F84A

- IC2: IR Receiver, TSOP1736 Tipo SFH506-36 e compatível

- REG1: LM7805

- X1: Cristal 4Mhz

- Q1-Q10: BC338

- Um 1000uF/25v capacitor eletrolítico

- 3 10uF/16v Capacitores Eletrolíticos

- 2 capacitores de cerâmica lentilha () de 22pF

- Um capacitor de poliéster 100nF

- 11 LEDs

- 11 diodos 1N4004 ou 1N4007

- 10 e resistores 1K8 1/4W

- 10 390 e resistores 1/4W

- 10 330 e resistores 1/4W (por 300)

- 1 100 1/4W resistor

- 1 e resistor de 1K 1/4W

- 1 220 e 1/4W resistor

- Um resistor de 100K 1/4W e

- Um resistor de 10K 1/4W

Outros componentes (conectores, relés, jumpers, etc) para todos os gostos.

Código RC5

É constituída de 14 bits (0-13). Dos quais os dois primeiros bits são o início, o terceiro é o bit de controle, seguido por 5 bits de endereço e uma chave de bits de código ou comando. Os bits são separados por 1.778ms eo código é repetido a cada 113.778ms. Algo como:

Bits Start (bits 12 e 13), tanto em alta (1 e 1).

Controle de bit (bit 11) de alta e baixa (0 ou 1)

Endereço SAT1 - 8 (bits 60-10) 01 000

Endereço SAT2 - 10 (bits 60-10) 01 010

Keycode 0 (bits 0-5) - 000 000

Keycode 1 000001

Keycode 2 000010

Keycode 3 000011

Keycode 4 000100

Keycode 5 000101

Keycode 6 000110

Keycode 7 000111

Keycode 8 001000

Keycode 9 001001

PIC Programação

Trabalho para o sistema que temos para o programa do microcontrolador PIC. Para fazer isso temos de ir para esta seção , onde um promotor como fazer e como usar o programa para programa-lo.

Precisamos também este [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] que contém o programa escrito em Assembler PIC. Se você conhece um monte de fotos pode facilmente modificá-lo para se adequar a qualquer seqüência de botões no controle remoto para usar.

Partidas

Em dez saídas do nosso receptor pode ligar vários dispositivos. Na foto abaixo estão alguns exemplos:

Para implementar esse controlador no meu computador eu usei 10 centros, um em cada uma das saídas. 8 deles suportar 5A para 12 volts ou 60W é a mesma coisa com a qual temos espaço suficiente para conectar-se cátodo frio, as luzes de néon, ventiladores, etc.Os outros dois aturar 1A a 12 volts e usá-lo para controlar cargas muito exigente em termos de intensidade.

Colocação no Mod:

Embora eu consegui fazer o circuito com um tamanho menor do que o mostrado nas ilustrações o circuito ainda é muito grande e perto da placa que contém os relés de saída é o dobro do tamanho. Esta questão não era um local adequado dentro do Mod, então eu pensei que colocar tudo em uma caixa de CD-Rom. E assim tem sido através de um CD-Rom e um boné usado como uma unidade baía frente que tem 10 LEDs vermelhos para indicar o status LEDs de saída e mais um para indicar a recepção de dados através do receptor IR, que também está na frente. Deixando tudo limpo e arrumado.

Neste momento, apenas o uso de 5 a 10 canais:

Canal 0: - Canal 0: -

Canal 1: Na iluminação na cor azul configurado com encravamento Mod.

Canal 2: A iluminação na cor vermelha configurado com encravamento Mod.

Canal 3: A iluminação de luz negra configurado com encravamento Mod.

Canal 4: Na iluminação do depósito de acrílico vermelho. Configurado com trava.

Canal 5: - Canal 5: -

Canal 6: - Canal 6: -

Canal 7: - Canal 7: -

Canal 8: - Canal 8: -

Canal 9: Ligue o interruptor de ligar / desligar o computador. Configurado sem bloqueio.

Para entrar no computador através do canal 9 tinha que ser uma ligeira modificação do regime inicial. O que tenho feito é remover o integrado LM7805 +5 v que forneceu todo o circuito no lugar onde eu tirei estas 5 v conexão da fonte de alimentação de +5 VSB computador que está sempre ativa. Isso funciona para nós e para o PIC eo receptor quando você tiver o computador desligado, mas outro problema é que o relé que aciona o botão on / off 12v trabalhos da equipe, então nós temos que mudá-lo para um 5v e precisamos obter o diodo D10 ao invés de +5 V +12 V comum. Tudo isso será levado em conta antes de montar o circuito para evitar ter de fazer alterações mais tarde.

O comando utilizado é o mesmo usado para software de controle remoto (6 em um controle remoto universal marca Electro DH Mod 60 805), para uso com o receptor hardware devo trocar o papel do SAT e, assim, controlar os dez canais o teclado.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Fotos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

CaseModRJ
Admin

Número de Mensagens : 338
Pontos : 100000520
Reputação : 61

http://casemodrj.forumeiro.com

Re: Controle remoto infravermelho 10 canais de hardware

Mensagem  pauloangelo em 10.03.11 16:54

gostei do projeto vou tentar montar um desse
estava procurando a muito tempo sem sucesso
valeu.... Laughing

pauloangelo

Número de Mensagens : 3
Pontos : 3
Reputação : 0

Mensagem  pauloangelo em 19.03.11 18:56

Na parte q diz {Cada uma das saídas pode ser configurado para funcionar com, ou sem bloqueio, ligando resistores 1K8 para +5 V ou massa (T e M pontos no diagrama). }poderia me explicar como funciona esse bloqueio.

grato

pauloangelo

Controle de 10 canais..

Mensagem  Lucas Kerche em 10.04.11 21:57

boa noite pessoal!!
como faço pra conseguir mais informações sobre este circuito?
o programa que foi colocado no pic etc;..

obrigado..

Lucas Kerche

Número de Mensagens : 1
Pontos : 1

Mensagem  CaseModRJ em 11.04.11 20:32

Lucas Kerche escreveu:boa noite pessoal!!
como faço pra conseguir mais informações sobre este circuito?
o programa que foi colocado no pic etc;..

obrigado..

Amigo tem tudo oque você precisa no pacote que está disponível para download no propio post.
CaseModRJ
Admin

Forma de onda no circuito

Mensagem  neiam em 28.09.11 11:23

Ola amigo,

Comentei de seu projeto com um professor, e a nivel de curiosidade, ele me questionou sobre a forma de onda formada pelos sinais 0 e 1 no circuito.

Veja o exemplo abaixo:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Você saberia me dizer se é possivel medir este sinal, você teira como me informar a forma de onda deste circuito?

Obrigado.

neiam

Mensagem  CaseModRJ em 28.09.11 22:18

neiam escreveu:Ola amigo,

Comentei de seu projeto com um professor, e a nivel de curiosidade, ele me questionou sobre a forma de onda formada pelos sinais 0 e 1 no circuito.

Veja o exemplo abaixo:

Você saberia me dizer se é possivel medir este sinal, você teira como me informar a forma de onda deste circuito?

Obrigado.
Boa noite neiam,
Me explique melhor o que quer saber.
CaseModRJ
Admin

Mensagem  neiam em 30.09.11 11:38

CaseModRJ escreveu:
neiam escreveu:Ola amigo,

Veja o exemplo abaixo:

Obrigado.
Boa noite neiam,
Me explique melhor o que quer saber.

Boa Tarde.

CaseModRJ,
Eu precisava de saber qual a forma de onda que se forma quando o sinal passa pelo circuito

Por exemplo:

O receptor recebe o sinal modulado de aproximadamente 36-38 Khz, trata este sinal, que passa pelo PIC e e vai para uma das saidas de hardware.

Durante este percurso, ao passar pelo receptor, qual a forma de onda que se forma?

Senoidal, Retangular, Quadrada.

E qual a diferença desta onda para os bits 0 e 1? Pois cada bit vai formar uma onda, assim como um sinal de clock seria uma outra onda diferente.

Obrigado pela atenção.

neiam

Mensagem  CaseModRJ em 05.10.11 21:18

O tipo de onda depende do tipo de pic utilizado, o clock utilizado interno ou externo.
O tipo de onda que esse circuito utiliza é a retangular.
Mais se você quiser saber pessoalmente, forme esse circuito no proteus, e utilize as ferramentas de provas de ondas que voce terá todas as suas perguntas respondidas.
ATT,

Admin
CaseModRJ
Admin

Erro ao programar o PIC

Mensagem  neiam em 18.10.11 15:10

Boa Tarde.

Amigo,

Estou apanhando para programar o PIC. Ja testei, com 03 programadores diferentes e sempre da o mesmo erro (Verify Failed at address 0000h), creio ser erro de endereçamento de cabeçalho.

Corre o risco de o arquivo ter corrompido?

Não sei mais o que faço, inventei de apresentar o projeto na faculdade, o prazo esta acabando e não passei nem do PIC pale

Obrigado.

neiam

Mensagem  CaseModRJ em 20.10.11 0:03

Boa noite, amigo.

O arquivo não está corrompido, testei hoje e gravou perfeitamente, o gravador que usei é o pickit2.

CaseModRJ
Admin

configuraçao das saidas

Mensagem  pauloangelo em 19.12.12 21:18

Se alguem souber me responde
se na saida eu usar rele , para o mesmo ficar acionado a cada comando
onde devo ligar o resistor de um 1K8 no ponto ´´T`` ou ´´M``?
Pois ja tentei simular esse circuito no proteus mas nao obtive sucesso
e tambem nao pretendo monta-lo numa protoboard.
Desculpem a insistencia pois nao é a primeira vez que faço essa pergunta.

pauloangelo

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: