Case Mod RJ
Olá Convidado, Seja Bem-Vindo(a) ao nosso Forum.

O Nosso Forum possui 15 Categorias.
Ela está Online há 3110 dias.
E conta com 318 Tópicos e 404 Mensagens.

Obs: Se você ainda não for cadastrado por favor, cadastre-se, é grátis assim você poderá ler todos os tópicos e ter acesso aos links.
E por favor colaborem, postem, perguntem, criem e divirtam-se.
Contribuindo vocês me ajundam a manter o forum, pois sempre estarei postando novidades e projetos sobre casemod e eletronica.

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Parceiros
Seja Parceiro, apenas aqui e entre em contato

Seja Parceiro, apenas aqui e entre em contato

Calculadora de Led’s
Calculadora de led multo util, para você fazer seu projeto.
Calculadora LM317
Calculadora do LM 317 muito util, para você fazer seu projeto.
Calculadora Resistor
Calculadora de resistores multo util, para você fazer seu projeto.

PWM Fan de duas velocidades controladas por temperatura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PWM Fan de duas velocidades controladas por temperatura

Mensagem  CaseModRJ em 22.04.10 23:49

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
O circuito em funcionamento. A 'coisa preta' no lado esquerdo do termômetro é a NTC

Em muitos casos, precisamos de um ventilador para refrigerar um dispositivo ou uma área só quando ela estiver quente. Neste caso, um controlador de temperatura é necessário. Existem alguns controladores de temperatura mais barato no mercado. Mas o circuito que estou aqui presente é mais do que isso. É também uma ventoinha PWM controlador de velocidade, adequado para quase qualquer tipo de ventilador DC. O ventilador é ligado em baixa velocidade quando a temperatura atingir o primeiro nível, e então ele é executado em plena velocidade quando vai acima do nível superior. Ambos os níveis são controlados através de um potenciômetro independente para facilitar a adaptação. A baixa velocidade do ventilador também é controlada por um potenciômetro independente.

O circuito
--------------------------------------------------------------------------------

Embora eu tentasse mantê-lo o mais simples possível, os requisitos que eu tinha em primeiro lugar, aumentou a dificuldade um pouco. Eu não queria apenas um controlador de temperatura simples. O circuito possui dois set-points de temperatura. O primeiro set-point vai ligar o ventilador, mas não na velocidade máxima. O ventilador será controlada através de um gerador PWM realizada pelo 555. Este conjunto de pontos é escolhido a partir do potenciômetro R2. A velocidade do ventilador pode ser ajustado, alterando o ciclo do gerador PWM usando o potenciômetro R5. À medida que a temperatura sobe, há um outro ponto de referência que irá definir o ventilador na velocidade. Este ponto de ajuste é selecionado através do potenciômetro R6.

Funcionamento do circuito:

Da esquerda para a direita, em primeiro lugar, vemos o NTC. Eu escolhi um NTC 4K realizando um divisor de tensão, juntamente com o R1. Do seu ponto comum, os dois sinais estão saindo. O primeiro irá conduzir o T2 com o potenciômetro R2. O transistor T2 vai ligar ou desligar o transistor T1 próximo. Quando T1 é ligado, o 555 vai ter energia suficiente para operar. O 555 está ligado a um gerador de PWM. A frequência da 555 é acima freqüências acústicas, para evitar qualquer tipo de som chute do ventilador. A saída do 555 é dirigida a um par de T3, T4 que realizar uma porta lógica OR. Os pulsos PWM são conduzidos como é diretamente para a porta do MOSFET.

Por outro lado, há outro sinal de saída do par-R1 NTC. Este sinal é conduzido para a entrada inversora 741. O 741 faz uma comparação. A entrada não-inversora vem do potenciômetro R6, que dá um nível DC para comparação. A saída do 741 é dirigido diretamente para a outra porta do par de transistor T3-T4. Quando a saída do 741 é impulsionado alto, então a porta do MOSFET é também dirigido alta, e os pulsos PWM não têm nenhum efeito sobre ele. Portanto, o ventilador funciona em velocidade máxima.

Ajuste o circuito
--------------------------------------------------------------------------------

Antes de começar a ajustar o circuito, é preciso certificar-se de duas coisas:

1. A "velocidade" ponto de ajuste de temperatura está acima da "baixa velocidade" set point de temperatura
2. Os pulsos PWM têm um ciclo de poder rodar o ventilador

Você pode ajustar o circuito em condições reais ou usar uma outra fonte de calor como uma pistola termica para o calor diminuir.

Eu tenho o regulador do conjunto da pistola termica a 1, a menor escala possível.

Primeiro, precisamos ter certeza de que a "velocidade" ponto de ajuste de temperatura está acima da "baixa velocidade" ponto de ajuste de temperatura. Para fazer isso, vamos definir o 'velocidade', a uma temperatura muito elevada, a mais alta possível. Coloque todos os potenciómetros perto do centro. Em seguida, ligue o circuito. Girar o potenciômetro R6 completamente de lado. Se o início do ventilador para rodar, em seguida, transformá-lo em outro lado. O lado que a ventoinha não roda é o que nós queremos.

Então, precisamos ter certeza de que o ciclo PWM dever é capaz de rodar o ventilador. Para fazer isso, rode o R2 completamente de lado. Então, começam a rodar o R5 de lado a lado até que o ventilador começar a girar. Se a ventoinha não gira em ambos os lados, e então voltar para R2 e transformá-lo completamente para o outro lado. O potenciômetro R5 pode ser usado para definir a baixa velocidade do ventilador. Defina a velocidade que você deseja e vá para a etapa seguinte.

Agora você precisa definir o nível de temperatura para a "baixa velocidade" de operação. Eu uso minha arma termo-controlada por eletrônica diminui o meu calor e um termômetro. Eu ligo a arma e eu coloquei o termistor eo termômetro de lado a lado em todo o revólver. A arma é definida como é a temperatura mais baixa possível, e eu mantenho-o cerca de 20cm de distância do termômetro. Neste ponto, eu recebo cerca de 40 ° C. Quando a temperatura é estável por cerca de um minuto, começar a transformar o R2 até que o ventilador está desligado. Em seguida, vire a outra maneira. você deve encontrar o ponto exato onde o ventilador é ligado. Quando você fizer isso, você é feito com a "baixa velocidade" set-point.

O próximo passo e último é para definir o 'velocidade' de temperatura. Em continuar com o procedimento acima, coloque o termo-gun mais perto do par NTC termômetro. A temperatura vai subir. Usando o meu gub, em cerca de 15 cm i get em torno de 46 ° C. Quando a temperatura é estável durante cerca de um minuto ou menos, começar a girar o potenciômetro R6. Fazê-lo lentamente e encontrar o ponto exato onde você ouve o ventilador girando a toda velocidade. Se você tiver feito isso corretamente, o circuito está pronto para operar. A ventoinha liga em cerca de 40 ° C e giram em "baixa velocidade". Se a temperatura estiver acima de 46 ° C, o ventilador vai girar em velocidade máxima. É isso aí!
CaseModRJ
Admin

Número de Mensagens : 338
Pontos : 100000520
Reputação : 61

http://casemodrj.forumeiro.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: