Case Mod RJ
Olá Convidado, Seja Bem-Vindo(a) ao nosso Forum.

O Nosso Forum possui 15 Categorias.
Ela está Online há 3191 dias.
E conta com 318 Tópicos e 404 Mensagens.

Obs: Se você ainda não for cadastrado por favor, cadastre-se, é grátis assim você poderá ler todos os tópicos e ter acesso aos links.
E por favor colaborem, postem, perguntem, criem e divirtam-se.
Contribuindo vocês me ajundam a manter o forum, pois sempre estarei postando novidades e projetos sobre casemod e eletronica.




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Parceiros
Seja Parceiro, apenas aqui e entre em contato

Seja Parceiro, apenas aqui e entre em contato

Calculadora de Led’s
Calculadora de led multo util, para você fazer seu projeto.
Calculadora LM317
Calculadora do LM 317 muito util, para você fazer seu projeto.
Calculadora Resistor
Calculadora de resistores multo util, para você fazer seu projeto.

Montando um LCD para pc

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Montando um LCD para pc

Mensagem  CaseModRJ em 21.04.10 22:58

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Considerações Gerais:

- Este projeto fiz, para resolver o meu problema, e como ví que mais pessoas estavam como o mesmo problema, resolvi compartilhar a solução;

- Mais tarde ví um tópico (pc extreme) sobre controle remoto no PC, achei muito interessante. Pensei então em agregá-lo ao meu projeto, no inicio parecia muito simples fazer uso das duas funções (LCD e controle) na mesma porta Não é permitido pirataria. Descobri mais tarde que não funcionam as duas coisas ao mesmo tempo na mesma porta. Para que funcione ao mesmo tempo, restaram duas opções: Ou editar o WinLIRC e alterar a forma na qual ele acessa a porta Não é permitido pirataria, ou então usar as duas portas seriais. No momento optei pela segunda opção, já que para isso seria necessário apenas acrescentar um conector DB9 femea ao projeto. Mas de qualquer forma vou trabalhar (assim que tiver tempo para aprender C++) na primeira opção;

- Para a parte do controle remoto, uso o WinLIRC e o IRAssistant, para o LCD é possível usar qualquer programa ou plugin que tenha suporte aos LCDs Matrix Orbital, para tanto basta configurar a porta COM (na qual está ligada a parada), com velocidade de 19.200Kbps (usei esta velocidade para manter a compatibilidade som programas mais antigos), e configurar o número de linhas e colunas do seu display. Para o LCD uso o LCD Smartie 5.1 e um plugin pro WinAmp.

- O projeto abaixo é destinado, a pessoas com conhecimento em eletrônica (está completo, dando todas as condições para ser montado), sendo para estes de fácil entendimento e construção, mas nada impede que os demais também montem, estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida e ajudar no que for possível. Não é de minha responsabilidade qualquer dano causado por mau uso ou erros na montagem, assim como o funcionamento do mesmo, a não ser que neste caso, que eu tenha montado o projeto.

Eis o esquema:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Conforme o esquema, segue a lista de componentes

Quantidade - Referências - Valor/Descrição

1 - U1 - Circuito integrado MAX232 (também encontrado como DS14C232 ou HIP232, entre outros);
1 - U2 - Microcontrolador PIC16F627 (sem equivalentes e programado com o arquivo [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]);
1 - U3 - Receptor de Controle Remoto IRM8601 (equivalente ao TSOP1838, mas qualquer receptor de 38KHz pode ser usado);
2 - Q1,Q2 - Transistores BC337 ou BC338 ou equivalente;
1 - X1 - Cristal Oscilador de 1.8432 MHz;
4 - C3,C4,C5,C6 - Capacitores eletroliticos de 1uF x 16V ou mais;
1 - C7 - Capacitor eletrolitico de 100uF x 10V ou mais;
2 - C1,C2 - Capacitores de poliester de 0,47uF x 63V ou mais;
1 - C8 - Capacitor cerâmico ou de poliester de 0,1uF x 16V ou mais;
2 - R1,R2 - Resistores de carbono de 56R x 1/8W - 5%;
1 - R3 - Resistor de carbono de 5R6 x 1/8W - 5%;
2 - R4,R5 - Resistores de carbono de 3K3 x 1/8W - 5%;
1 ou 2 - DB9F - Conector DB9 femea (com capa);

Diversos: Cabo Manga de 4 vias (para ligar a placa ao DB9), cabinho 0,22 (para as ligações diversas), placa de circuito impresso de 58 x 36 mm com o layout abaixo, e ferramentas adequadas.

Abaixo o layout do circuito impresso:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

É só montar a placa conforme o layout dos componentes, observando as polaridades dos componentes. E também lembrando que o microcontrolador PIC16F627 deve ser programado antes de ser soldado, o programa a ser gravado nele é [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], existem diversos projetos de programadores na internet, o melhor deles está em [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Esquema de ligações:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

No esquema acima exemplifiquei a ligação ao LCD (POWERTIP PC2004A) que estou usando, mas o mesmo esquema serve para qualquer LCD que use o chip HD44780, apenas devem ser seguidas as numerações, tanto da placa, quanto do LCD, ligando 1 no 1, 2 no 2 e assim por diante ( observando que alguns modelos de LCD não tem a númeração em sequência). Se não estiver usando LCD com backlight, não é necessário fazer as ligações de número 15 e 16). Se alguém tiver dúvidas quanto a compatibilidade ou pinagem do seu LCD, é só me mandar o modelo, que eu mando o esquema correto das ligações. As ligações que correspondem ao LCD, estão em azul na parte de cima do desenho.

As demais ligações em azul (na parte de baixo do desenho) ligam a placa ao conector DB9 femea, sendo que os conectores são vistos, no desenho, pelo lado de trás (ou lado da solda). A ligação em verde escuro só é necessária ser for usado controle remoto.

Se não quiserem usar controle remoto, é só não colocar o receptor U3 e as ligações em verde. Como falei no inicio dessa mensagem, as duas funções não funcionam simultaneamente na mesma porta, para quem quiser usar as duas funções ao mesmo tempo, deve acrescentar um conector DB9 femea e fazer as ligações em verde claro (do bloco Opção 1). Neste caso serão utilizadas duas portas seriais e as duas funções (LCD e controle remoto) podem ser usadas juntas. Como falei também no inicio da mensagem, é possível fazer uma alteração no programa WinLIRC e então usar as duas funções ao mesmo tempo, juntas na mesma porta. Quando eu fizer esta alteração, também vou postar aqui.

As ligações +5V e GND, do desenho acima, são para quem quer utilizar a alimentação da própria fonte do micro. Para isso, basta ligar o ponto +5V em qualquer fio vermelho que saia da fonte, e o ponto GND em qualquer fio preto da mesma fonte. Quem quiser usar uma fonte externa (mais prático para quem montar o LCD fora do gabinete), deve usar as ligações da Opção 3 (atenção:nesse caso não faça as ligações na fonte do micro), acrescentando nessa caso, além de uma fonte (entre 7 e 30V), os componentes do bloco Opção 3 que são (da esquerda para a direita) Diodo IN4007, Capacitor eletrolitico de 470uF x 50V ou mais e Regulador de tensão LM7805 ou equivalente.

Nesse projeto acrescentei uma saída de uso geral (GP+ e GP-), na qual temos 5V na condição de ligado, e 0V na condição desligado. Esta saída pode ser ativada e desativada através das "Actions do LCD Smartie" (através das opções de GPO), no exemplo acima (bloco Opção 2) usei um Relê de 5V, um Diodo IN4007 e um capacitor de poliester de 0,1uF x 63V, dessa forma uso os pontos Aplicação como interruptor de qualquer coisa, como por exemplo, ligar um ventilador adicional (automáticamente) toda vez que a temperatura da CPU passar de 50ºC. As possibilidades são ilimitadas.

Observações:

- Para usar o controle remoto é necessário ter instalado o WinLIRC (servidor, que decodifica os sinais recebidos) e o IRAssistant (cliente, que recebe os dados do servidor e transforma em ações úteis, fazendo qualquer função do Windows). Além de um controle remoto qualquer (pode ser de TV, Video, Creative Infra, etc...).Maiores informações, podem ser encontradas nos arquivos de ajuda, que acompanham os programas.

- Para o LCD Smartie, mostrar alguns dados no LCD, deve se ter instalados alguns programas que fornecem esses dados, como: WinAmp 2.xx, MotherboardMonitor 5.x, programa de e-mail, etc...

- Espero ter sido claro nessa breve explanação do projeto e volto a repetir, qualquer dúvida é só entrar em contato, que daremos um jeito.

- Atendendo os pedidos, aqui estão os links para as páginas dos programas citados:

WinLIRC - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
IRAssistant - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
LCD Smartie - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
WinAmp - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Motherboard Monitor - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Fotos do projeto:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

================================================== =====================

Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
CaseModRJ
Admin

Número de Mensagens : 338
Idade : 36
Pontos : 100000520
Reputação : 61
Data de inscrição : 16/03/2009

http://casemodrj.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum