Case Mod RJ
Olá Convidado, Seja Bem-Vindo(a) ao nosso Forum.

O Nosso Forum possui 15 Categorias.
Ela está Online há 3174 dias.
E conta com 318 Tópicos e 404 Mensagens.

Obs: Se você ainda não for cadastrado por favor, cadastre-se, é grátis assim você poderá ler todos os tópicos e ter acesso aos links.
E por favor colaborem, postem, perguntem, criem e divirtam-se.
Contribuindo vocês me ajundam a manter o forum, pois sempre estarei postando novidades e projetos sobre casemod e eletronica.




Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Parceiros
Seja Parceiro, apenas aqui e entre em contato

Seja Parceiro, apenas aqui e entre em contato

Calculadora de Led’s
Calculadora de led multo util, para você fazer seu projeto.
Calculadora LM317
Calculadora do LM 317 muito util, para você fazer seu projeto.
Calculadora Resistor
Calculadora de resistores multo util, para você fazer seu projeto.

Solda magnética pode ser fundida e manipulada à distância

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Solda magnética pode ser fundida e manipulada à distância

Mensagem  CaseModRJ em 18.04.10 14:10

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Cientistas desenvolveram uma solda magnética que pode ser manipulada em três dimensões por um campo magnético externo e aquecida seletivamente, facilitando sua aplicação e tornando as conexões mais duráveis.

Importância das soldas

Quem já teve a oportunidade de olhar a placa de um circuito eletrônico - seja a placa-mãe de um computador ou o circuito interno de qualquer outro aparelho - sabe a importância das soldas para a tecnologia - é a solda que une os componentes eletrônicos que viabilizam toda a nossa atual "sociedade tecnológica".

As soldas são ligas metálicas de baixo ponto de fusão que funcionam como uma cola para conectar os chips e outros componentes eletrônicos, como transistores, resistores e capacitores, às placas de circuito impresso.

Só muito recentemente a indústria começou a substituir as soldas à base de chumbo por outras menos agressivas à saúde e ao meio ambiente. Mas esse processo está longe de ser finalizado.

"Nós vimos uma oportunidade para melhorar as soldas para o meio ambiente, mas nós também vimos isso como uma oportunidade para reexaminar como melhorar as soldas em geral," explica Ainissa Ramirez, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Solda magnética

O resultado da pesquisa é uma solda não-tóxica, feita com uma liga de estanho e prata e incorporando partículas de ferro. É a presença das partículas de ferro que torna a nova liga uma solda magnética.

O uso do ferro na solda tem vários benefícios, segundo os pesquisadores. Em primeiro lugar, a solda fica mais forte, simplesmente por conter ferro. E, quando um campo magnético externo é aplicado, as partículas de ferro alinham-se no interior da solda conforme ela se solidifica, torna-a ainda mais resistente.

Em segundo lugar, o ferro resolve o problema do alto ponto de fusão das soldas tradicionais à base de estanho e prata. Ao submeter a solda a um campo magnético alternado, ela pode ser aquecida seletivamente. Desta forma, somente a solda magnética se funde, deixando os componentes eletrônicos em temperaturas seguras.

Fundindo a solda sem contato

Outra vantagem é que um campo magnético externo pode ser utilizado para manipular remotamente a solda magnética, fazendo-a chegar a locais difíceis de alcançar, como o interior de canais verticais muito estreitos.

Isto poderá ser de ajuda também para a manutenção dos equipamentos eletrônicos: as famosas "soldas frias" poderão ser consertadas pela aplicação de um campo magnético externo capaz de fundir a solda apenas no ponto desejado, conectando novamente os componentes.
avatar
CaseModRJ
Admin

Número de Mensagens : 338
Idade : 36
Pontos : 100000520
Reputação : 61
Data de inscrição : 16/03/2009

http://casemodrj.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum